Preparando-se para receber e conservar o vinho novo. 08/07/2011

Mensagem pregada pela Pra. Meire na Igreja Comunidade Vinho Novo
em Caldas Novas/GO em 19/6/2011.

Texto: Lucas 5:33-38
Tema: Preparando-se para receber e conservar o vinho novo.

No texto lido, vemos que os Fariseus e escribas censuraram Jesus dizendo que os discípulos deles jejuavam e os de Jesus não. Isso porque eles jejuavam e oravam buscando alguma experiência espiritual. Jesus porém, jejuou 40 dias e 40 noites em submissão ao Pai, e para dar início ao seu ministério. (Mt 4:2-4).

Os Fariseus e escribas eram apegados aos rituais da lei e cerimônias do judaísmo. Então Jesus respondeu a eles dizendo que os convidados para o casamento não poderiam jejuar estando com eles o noivo.

Dias virão em que seria tirado o noivo, então jejuarão. Jesus estava falando de si mesmo, falando da sua morte. O noivo simboliza Cristo Jesus, que morreu, ressuscitou e está assentado à direita do Pai.

Para que eles entendessem o novo caminho da liberdade na salvação em Cristo Jesus, o Senhor contou à eles duas parábolas:

1ª Não se põe remendo de pano novo em veste velha, porque rasga, rompe e fica maior a rotura.

2ª Ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho romperá os odres e ambos estragarão. Pelo contrário, o vinho novo deve ser colocado em odres novos, e ambos se conservam.

Através dessas duas parábolas Jesus estava declarando a impossibilidade de misturar o velho ritualismo da lei com a nova liberdade da graça, nem o evangelho com o judaísmo. (Gl 5:1-13).

Jesus também usou o exemplo das vestes velhas com remendo novo e os odres com vinho, simbolizando os seus discípulos que já estavam caminhando com ele, mas ainda não estavam prontos, ainda eram novos convertidos, eram inexperientes estavam desenvolvendo a salvação. Precisamos nos atentar como podemos tornar odre novo! O que simboliza o vinho novo!

Como tornar odre novo?

1º É preciso tirar as coisas velhas

Preprarar-nos para sermos novos a cada dia. Tirar tudo o que faz parte da velha criatura, tudo que é prejudicial. Tudo o que Deus abomina. Sabemos que as obras da carne= fardo pesado; frutos do Espírito= fardo leve Gl.5:16. Infelizmente tem muitos que estão dentro das igrejas, mas continuam carregando os fardos pesados.

2º É preciso se preparar para receber e conservar o vinho novo.

Isso acontece quando nos deixamos ser moldados por Deus. O odre era feito compeles de carneiro, a pele era endurecida, para amolecer, era preciso passar levemente pelo fogo. Na fumaça passando de um lado para o outro, ficava macio, flexível, leve. Enfim um odre novo! Assim também acontece com cada um de nós quando se entre à Jesus. Nós nos entregamos para Jesus, cheios de carrapichos e imperfeições. A fumaça, o fogo, simboliza o Esp. Sto. que atua em nós, tornando-nos pessoas flexíveis, espirituais, moldados por Deus.

Qual o significado do vinho novo?

O vinho novo simboliza a presença de Deus na vida dos discípulos, moldando-os para que pudessem tornar-se odres novos para conservar o vinho. Conservar-se na presença de Deus, crescendo espiritualmente.

1º O vinho novo, significa a nova vida em Cristo Jesus. Fala das coisas espirituais. Fala da presença do Senhor, do Espírito Santo que tem que ser conservada em nós! O Esp. Sto que nos consola, direciona, também intercede por nós! Fala também do poder de Deus, da unção!

2º O vinho novo simboliza os dons ministeriais

A Bíblia diz que Deus levanta uns como Apóstolos, Evangelistas, Profetas, Mestres e Pastores (I cor 12:28)

3º O vinho novo simboliza os dons espirituais

A Bíblia diz que Deus concede aos seus servos, dom de cura, discernimento de espíritos, profecia, fé variedade de línguas; musical (tocar, cantar, compor) e outros (I cor 12:8-10). O vinho novo dá a segurança, a paz, a alegria, a esperança independente de qualquer situação ou circunstância!

Conclusão:

Para se preparar para receber e conservar o vinho novo é preciso postura! É preciso decisão! Precisamos olhar para dentro de nós, observar como está nossa postura para com Deus hoje! Estamos sendo exemplares, sal e luz do mundo? A Bíblia diz: “Não embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo”. Ef 5:18

Você já teve a experiência de embriagar-se com o vinho novo?! Com a presença de Deus?!

Após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, os discípulos passaram a jejuar, a ter mais comunhão com Deus, “andar com os próprios pés”.O resultado foi extraordinário! No 1º discurso de Pedro, quase três mil pessoas se converteram. No 2º discurso, quase cinco mil pessoas se converteram. Coxo de nascença curado! Felipe levava o vinho novo de cidade em cidade. Encontrou com o eunuco que logo se converteu e batizou-se.

Tudo isso e muito mais, foi possível porque os discípulos tornaram-se odres novos que continha dentro deles o vinho novo!

Copyright © 2010 Igreja Batista Jesus é a Vida.

Produzido por tendaestudio