O amigo mostra compaixão – Parte 2 – 02/09/2011

“Não esmagará a cana quebrada, E não apagará o morrão que fumega, Até que faça triunfar o juízo;”Mateus 12.20

Jesus foi e é um amigo perfeito. Este versículo citado acima, Ele disse para deixar claro que fazer o bem é mais importante do que ser legalista (uma pessoa muito apegada às leis, mas sem misericórdia nos relacionamentos).

Quando alguém já está como “uma cana quebrada”, Jesus não esmaga esta pessoa, pelo contrário, Ele dá uma nova chance.  Se alguém ainda tem uma pequena chama de Fé em sua vida, o Senhor não rejeita esta pessoa por sua fraqueza, pelo contrário, Jesus se dispõe a continuar ajudando e esperando que a chama da Fé seja reavivada.

Nós, como Igreja, que temos atendido ao chamado do Senhor para levarmos o Evangelho de Jesus aos perdidos, temos que nos relacionar com as pessoas desta forma: sempre com esperança de que chegará o dia em que esta pessoa se converterá a Jesus  ou que será liberta ou que tomará atitude de Fé para se batizar,  para congregar, etc.

Mostrar compaixão é um dom de Deus e significa “Dor que nos causa o mal alheio; piedade”. Ou seja,  se o meu próximo está em dificuldades materiais, familiares ou espirituais, me dói que ele esteja assim, por isso, busco demonstrar para com ele compreensão, bondade e solicitude.

Infelizmente os amigos de Jó tomaram a via da crítica, ou seja, ficaram analisando criticamente toda a vida de Jó para descobrir onde ele tinha errado. Este comportamento foi reprovado por Deus no final do livro de Jó.

Há explicação para uma mãe que perde seu filho bebê devido a uma complicação que começou com um engasgo?

Há explicação para uma perda de emprego repentina? Há explicação do porquê ficamos doentes? Para os legalistas, tudo é explicado com a quebra de leis, mas Jesus está acima das leis e seu amor e seus planos são mais altos do que os nossos (Isaías 55.8 e 9).

Se você que lê agora este texto, está assim “esmagado” por problemas e toda sorte de dificuldades, sem força para se levantar, saiba que Jesus te ama e tem Todo Poder para te ajudar e te levantar. Se a tua luz está meio apagada, clame por Jesus, que enviará Fogo Santo diretamente do altar de Deus para sua vida.

Amemos uns aos outros, Pra. Régina de Oliveira

Copyright © 2010 Igreja Batista Jesus é a Vida.

Produzido por tendaestudio