Igreja, um Sistema, o Corpo de Cristo

I Co. 12.27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Estou lendo o livro do Capra que fala sobre Uma Visão Sistêmica da Vida.
Ao ler esse livro lembrei-me dos textos bíblicos que se referem à igreja como o Corpo de Cristo. E não há nada melhor para se designar um sistema que um corpo.
Um sistema é como um organismo (conjunto organizado e dinâmico). Nessa visão, procura-se compreendê-lo a partir das relações entre as diversas partes, não se atendo a partes isoladas apenas, ainda que se procure conhecê-las.
Todos os que fazem parte do mais formidável Sistema, que é o Corpo de Cristo, devem ser ativos em contribuir com seus dons, segundo a medida de fé que Deus deu. Ninguém pode ficar ocioso.
A igreja precisa realmente crescer nisso, e refiro-me sobretudo à mentalidade. Veja que uma perna, por mais malhada que seja, não consegue fazer nada sozinha. Juntos fazemos mais do que a soma de tudo aquilo que cada um pode fazer isoladamente. Quando nos unimos de corpo e alma à igreja, nossos objetivos se ampliam, porém não podem se cumprir se não houver o trabalho de todos que formam o corpo.
A igreja existe para cumprir objetivos, e é capaz de atingi-los com a cooperação de todos, de forma orgânica, por meio de relações efetivas. Isso é comprometimento! Mesmo que cada parte se movimente, se não houver uma inclinação mental de cada indivíduo para a realização do propósito/missão comum, não se atingem os objetivos.
Enfim, para que o Sistema Igreja cumpra seu propósito é necessário que cada membro da igreja local tenha pelo menos três atitudes:
i) Identifique-se como parte firme e permanente da igreja
ii) Conheça as urgências dessa igreja
iii) Trabalhe entusiasticamente em conjunto com os outros irmãos para a realização dos propósitos

I Tes. 5.23 E que o Deus de paz, ele próprio, vos torne puros de uma forma integral. E que todo o vosso ser -espírito, alma e corpo- se mantenha plenamente sem culpa, até ao dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo voltar (O livro – bibliaonline)

Pr. Inerves

Copyright © 2010 Igreja Batista Jesus é a Vida.

Produzido por tendaestudio