02/01/2013 – Fortalecendo a fé em Cristo!

BSB, 25/11/2012 –  Pra. Meire Marcilene Oliveira

Texto: Isaías 28:7-9, 14-16

Tema: Fortalecendo a fé em Cristo.

Introdução:

O profeta descreve a condição espiritual e política de Efraim. Efraim reprentava as 10 tribos de Israel. Nessa época, Ezequias estava reinando, e aliou-se politicamente ao Egito para se fortalecer contra a Assíria. Então lendo o texto percebemos que Isaías presenciou uma festa em que Efraim estava celebrando esta aliança. Ele descreve que o povo de Efraim, inclusive o sacerdote e o profeta cambaleavam por causa da bebida forte. Eles não podiam estar em pé, porque estavam vencidos pelo vinho. Erravam na visão, tropeçavam no juízo. Buscaram refúgio no Egito e não em Deus!

Isaías então os adverte que eles estavam se refugiando na mentira, escondendo-se debaixo da falsidade. O profeta declara com autoridade:

“Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge”. (28:16). Isso porque Isaías estava aliançado com Deus! Se Efraim se voltasse para Deus, não era preciso aliar-se ao Egito para vencer a Assíria.

Muitas pessoas em situações difíceis tem a mesma atitude de Efraim. Usam a fuga, buscam refúgio em outras pessoas, lugares, práticas indevidas, ao invés de refugiar-se em Deus, em Cristo Jesus! Qual tem sido a nossa postura?

Nesse contexto vemos dois grupos de pessoas:

01- Existem aqueles que estão firmados na pedra angular

São aqueles que se refugiam em Deus como Isaías. Estes vivem dia-a-dia com os olhos fitos em Jesus. Aconteça o que acontecer, não saem dos pés do Senhor. Vivem na dependência de Deus. Reconhecem suas fragilidades. Observa as advertências contidas na Bíblia, cuja uma delas é: Aquele que pensa estar em pé, veja que não caia. (I Co 10:12).

Estes estão lutando como leões e leoas para vencer a carne, vencer o inimigo, fortalecendo o espírito para não serem arrastados pelos inimigos em geral. São pessoas vigilantes!

02- Existem aqueles que tropeçam na pedra. I Pe 2:4-8

Neste texto também como o anterior, estão inclusos os ímpios que rejeitam a Cristo e aqueles conheceram ou conhecem os mandamentos de Deus, mas não obedecem. Estão sempre tropeçando na pedra angular, praticando as coisas em que o Senhor Jesus reprova e abomina. “Jesus disse que se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo” João 11:9. Jesus é a luz do mundo. (João 8:12) Ele também disse: “Bem aventurado aquele que não achar em mim motivo de tropeço”. (Lc.7:23). Que nenhuma seta maligna do inimigo, atinja nossa mente, para nos trazer dúvida sobre a divindade de Jesus.

O Apóstolo Paulo escreveu aos Romanos falando sobre a responsabilidade humana. Israel é responsável pela sua rejeição. “Israel buscava a lei de justiça, mas não conseguiu atingir essa lei. Por quê? Porque não decorreu da fé e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito; Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e aquele que nela crê não será confundido. ( Rom 9:30-33). Quem crê da maneira de Deus, também obedece!

Conclusão:

O descanso é Jerusalém, dai descanso ao cansado! Quando deveriam abrir as portas de Jerusalém para os cansados; porque conheciam o Deus verdadeiro, eles ao contrário esbanjavam em festas. Estavam vencidos pela carne.

A Bíblia nos afirma que somos o templo do Senhor, estamos nos refugiando em Jesus, a ponto de transmitir vida aos que estão sem esperança?! Muitas vezes, estão mortos espiritualmente! Será que na nossa casa existe o descanso, a paz, que somente a comunhão com Deus pode nos proporcionar?

Copyright © 2010 Igreja Batista Jesus é a Vida.

Produzido por tendaestudio