A Palavra de Deus: a Bíblia

Porque ler a Palavra

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” Hb. 4:12

Porque é mandamento de Deus. “Conservarás o livro do Senhor contigo, e lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e guardar todas as palavras e estatutos, para os cumprir.”Dt17:19

Através da Bíblia é que conhecemos o que está na mente de Deus e qual é a sua vontade para nós. Através da Bíblia nós temos a mente renovada e todas as informações que precisamos para o dia-a-dia e para toda a vida. Nossa fé crescerá, obedeceremos a Deus com mais facilidade. O Apóstolo Paulo nos exorta: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação a vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” Rm 12:2.

A Bíblia está cheia de promessas, mandamentos, diretrizes e tem como autor o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo. Disse Jesus: “Passará o Céu e a Terra, mas as minhas Palavras jamais passarão” Mt.24:35

O que é meditar na Palavra

Meditar é “ruminar” Um animal que rumina, come o alimento e mais tarde regurgita-o, isto é, trá-lo de volta à boca e o mastiga vagarosamente, extraindo dele todos os nutrientes. Meditar é a mesma coisa. Primeiro lemos a Palavra, estudamo-la e podemos até decora-la. Mas então vamos mais além e começamos a “mastigar” a Palavra, pensando, refletindo, assimilando-a, aplicando-a à nossa vida, transformando-a em nossa oração.

Uma das coisas mais importantes em meditar na Palavra é nos deixarmos ser confrontados. Há pessoas que são conhecedores da Bíblia, mas não teve o caráter transformado. Precisamos perguntar a nós mesmos se estamos vivendo, agindo de acordo com a palavra.“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios…Antes o seu prazer está na Lei do Senhor, e na Sua Lei medita dia e noite” Sl 1:1-2 Meditar na Palavra deve ser um prazer para o Cristão e não um castigo, ou apenas obrigação. Precisamos valorizar, ter apego à Palavra de Deus.

Orar conforme a Palavra

Orar a palavra é um hábito que deve ser incorporado à nossa vida. Nossa fé é baseada em Deus e Sua Palavra, pois a fé é tomar por verdadeira a Palavra de Deus. ”Porque, assim como descem a chuva e a neve dos Céus, e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a Terra e a fecundem e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a Palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei” Is 55:10-11. Quando oramos conforme a palavra de Deus nós confessamos a Palavra que Ele já falou e demonstramos que temos fé nas suas promessas e já recebemos o que Ele tem pra nós. É assim que devolvemos a palavra de Deus para Ele mesmo. É assim que ela não volta vazia.

Por exemplo se oramos pela cura, citamos a palavra contida em I Pe 2.24b “…..Pelas feridas de Jesus fomos sarados. Finanças Malaq. 3:10 “Trazei os dízimos a casa do Senhor…” O Senhor promete abrir as janelas do céu e derramar grandes bênçãos!”. Sobre salvação dos familiares. Atos 17:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa” e outras áreas das nossas vidas. Oramos a palavra de acordo com a área específica que buscamos a Deus pela solução.

Estudar a Palavra.

Quando estudamos a Bíblia passamos a ter uma visão panorâmica do plano de Deus para a salvação da humanidade, e entendemos melhor seu propósito. Estudar é muito mais do que ler. Precisa-se de caneta e papel para tomar nota, esboçar, buscando fixar o ensino. Paulo recomendou a Timóteo: “Estuda, sê zeloso e faz o teu máximo para apresentar-te a Deus aprovado (testado pela palavra), um trabalhador que não tem do que se envergonhar, ensinando corretamente a Palavra da Verdade” IITm.2:15.

É importante conhecermos os princípios de Deus, os Dez Mandamentos contidos em Ex. 20. Quem escreveu o Pentateuco? Foi Moisés. Quantos livros têm a Bíblia? 39 AT e 27 NT= 66 livros. Qual a diferença do AT e NT, de modo geral? No AT havia profecias sobre a vinda do Messias: Jesus. No NT há o cumprimento das profecias com a vinda de Jesus ao mundo.

Toda a Bíblia é importante, não só apenas o AT, o N.T. é complemento do A.T. É importantíssimo ler a Bíblia toda muitas vezes e não apenas uma vez. Saber em que época foram escritos os diversos livros e quem foram seus autores. É importante saber que no AT o Esp Santo atuava somente na vida dos Sacerdotes, Reis e Profetas. No NT., o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecostes e todos podem ser cheios.

Formas de usar a Bíblia

Lendo-a, tomando conhecimento do que ela diz. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”

Estudando-a assimilando seus princípios, mandamentos e promessas “Conheço o meu Deus, portanto sou forte a ativo” Dn 11:32.

Meditando-a assimilando a Palavra, buscando de Deus o significado das revelações contidas e aplicando às nossas vidas. “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, rocha minha e redentor Meu” Sl. 19:14.

Memorizando-a permitindo que ela seja o material para nossa estrutura de pensamento e raciocínio, e venha em nosso auxílio no momento da necessidade. “Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te” Dt. 6:6-7.

Usando-a como arma contra todas as mentiras e insinuações do diabo em nossa mente. Tendo a Palavra na mente e no coração, teremos como demolir as fortalezas. Está escrito, foi arma usada por Jesus e será também por nós, sabendo que a Palavra de Deus é a Espada do Espírito (Ef. 6:17).

Confessando-a com os lábios como verdade absoluta em todas as circunstâncias. “Pois esta Palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para cumprires”. Dt. 30:14 A Palavra de Deus é como semente. Quando a confesso é como se a plantasse. Confessá-la repetidamente é como que regá-la.

Usando-a como base de todas as nossas orações ao Pai, deixando que ela seja o veículo da nossa comunicação verbal com Ele. Podemos ler toda a Bíblia, transformando-a em oração, e produzirá seu efeito em nós. “Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar! Mais que o meu à minha boca” Sl. 119:103.

Pra. Meire Romeiro

kedna (18 Posts)


Copyright © 2010 Igreja Batista Jesus é a Vida.

Produzido por tendaestudio