A Excelência de Cristo Manifestada Através da Igreja. 05/04/11

Texto: Colossenses 1:3-8; vers15-23

Supremacia de Cristo ou Primazia : 1. Primazia, superioridade (com relação aos da mesma espécie).

2. Poder ou autoridade suprema

Em Col 1:18 A palavra de Deus diz que Cristo é a cabeça do corpo, a igreja. Porque de fato o Senhor Jesus é superior, é excelente, é poderoso, é eterno, misericordioso. É por causa de Jesus que a igreja subsiste em meio ao mundo corrompido. A salvação em Cristo Jesus é algo precioso, porém Deus nos dá de graça. Através de Jesus temos livre acesso ao Pai, estejamos onde estiver. É simples, basta nos achegarmos ao Senhor, dobrar os joelhos, ou em pé, seja qual for a maneira; voltarmos nossos olhos ao trono de Deus e falar com ele em oração. É por causa da excelência de Jesus que muitos tem sido salvos, curados, libertos da escravidão do pecado e das garras do inimigo. Tem sido assim desde que Jesus começou o seu ministério, morreu, ressuscitou, voltou ao céu e delegou a continuidade dessa obra à sua igreja. Como está escrito em Atos 2;24 “Deus ressuscitou a Jesus, foram soltas as ânsias da morte, porque não era possível que fosse retido por ela”

Vejamos alguns exemplos bíblicos em que vidas foram libertas por causa de Jesus e sua igreja.

  1. Salvação de toda a família.

Em Atos 10:38-44 relata a história de Cornélio. Um homem piedoso e temente à Deus, porém não conhecia ainda Jesus. Mas Deus envia Pedro e alguns irmãos até a casa de Cornélio. Pedro foi representando a igreja. O resultado é que a excelência de Cristo foi manifestada. Cornélio, seus familiares e todos os que estavam em sua casa se converteram e foram batizados com o Esp. Sto. Depois Pedro em sua defesa em Jerusalém conta que Cornélio tinha visto um anjo em sua casa, que mandou que chamasse Pedro o qual lhe diria palavras pelas quais seria salvo ele e toda a sua casa.

Em Atos 16:25-33 nos fala da conversão do carcereiro. Paulo e Silas estavam presos, por volta da meia noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. De repente houve um terremoto, abriram-se as portas e foram soltos os grilhões de todos. Mas nenhum dos presos fugiram. O carcereiro perguntou o que deveria fazer para se salvar. Então Paulo respondeu: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa. E assim aconteceu para glória de Deus. Depois os magistrados mandaram soltar Paulo e Silas da prisão, e lhe pediram desculpas. A excelência de Cristo foi manifestada através de Paulo e Silas que representavam a igreja.

  1. Curas Diversas

Em Atos 3:1-16 A Bíblia diz que havia um homem coxo desde o ventre da sua mãe. Sempre se colocava à porta do templo para pedir esmolas aos que entravam. Vendo o coxo a Pedro e João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. Pedro juntamente com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. Disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda. O homem começou a andar, entrou com eles no templo andando, saltando e louvando a Deus. O que Pedro tinha? Pedro tinha o que é mais excelente do que a prata e o ouro! Tinha Jesus Cristo, a salvação, poder de Deus, autoridade, unção! Pedro explicou que pela fé no nome de Jesus que aquele homem havia sido curado.

  1. Libertação.

Em Lucas 8:26-39 conta que Jesus estava na região da Galiléia pregando o evangelho, juntamente com seus discípulos. Então havia um homem que desde muito tempo andava nú, vivia nos sepulcros porque estava possesso de demônios. Havia naquele homem uma legião de demônios. Jesus expulsou todos os demônios, o homem ficou liberto. Foi liberto também de toda opressão, angústia e depressão. No vers 35 diz que todos viram aquele homem, vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus, ouvindo o que ele falava! Aquele homem se tornou um grande missionário naquela região porque teve sua vida transformada. Tudo isso foi possível porque a excelência de Jesus foi manifestada.

Em João 8 fala que Jesus estava ensinando no templo, então os escribas e fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocaram ela no meio do grupo e disseram à Jesus que na lei de Moisés estava escrito que a mesma deveria ser apedrejada. Mas Jesus se inclinou e começou a escrever na terra com o dedo. Como eles insistiam Jesus disse: aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra. Então todos começaram a sair. Ficou somente Jesus e a mulher. Ele disse: Onde estão os teus acusadores? Vá e não peques mais. Daquele dia em diante aquela mulher ficou liberta porque teve um encontro com Jesus! A excelência do amor de Cristo libertou aquela mulher. Jesus deixa o ensinamento também de que ele não é machista. Os homens levaram somente a mulher, se esqueceram de levar também o adúltero. Mas palavra de Deus diz que o amor cobre multidão de pecados. Jesus resgatou a moral daquela mulher.

Conclusão

São muitos os exemplos bíblicos que mostram a excelência de Cristo sendo manifestada através da igreja. precisamos nos atentar para o derramamento do Espírito Santo, como foi no dia de pentecostes. Jesus continua batizando todos aqueles que buscam, que dão crédito, que valorizam a excelência dele.

Hoje é noite oportuna para experimentarmos da excelência de Jesus porque somos a sua igreja. Quando a excelência de Cristo é manifestada, a igreja é edificada e vidas são transformadas.

Val Paraíso, 27/03/2011

Pra Meire Marcilene Oliveira

Copyright © 2010 Igreja Batista Jesus é a Vida.

Produzido por tendaestudio