13.03.14 A Prudência na Amizade.

A Paz do Senhor!

“Os amigos de Jó sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande”. Jó 2:13

Os amigos de Jó quando ficaram sabendo do seu estado, combinaram de irem juntos consolá-lo. A Bíblia diz que quando o avistaram não o reconheceram, então choraram, rasgaram o seu manto em sinal de tristeza. Afinal, Jó estava leproso! Mas o silêncio deles durante sete dias, fez com que a angústia de Jó aumentasse ainda mais. Então Jó começa o discurso amaldiçoando o dia do seu nascimento. Os seus amigos o censuravam e o acusavam de ter pecado contra Deus. Na visão deles Jó estava recebendo o castigo de Deus.

No livro de Jó temos grandes lições para o decorrer das nossas vidas. Uma delas é que todos nós precisamos ter amizades verdadeiras. Mas precisamos pedir a Deus prudência, sabedoria para com os amigos. Talvez ninguém tenha sofrido tanto como Jó, mas todos nós enfrentamos dificuldades. A questão é, temos que pedir a Deus as palavras certas, no momento certo, da maneira certa para demonstrar nossa consideração aos amigos.

Infelizmente os amigos de Jó só aumentaram o seu sofrimento. Jó permaneceu firme em sua postura, e ainda tinha que corrigi-los em meio à dor e angústia. Chegou a dizer-lhes que eles deveriam ter vergonha do próprio comportamento. O fato deles se assentarem com Jó sete dias, não lhes dava o direito de falarem palavras agressivas. Eles não tinham a solução para a situação tão difícil! Mas Deus deu o basta no sofrimento de Jô, quando ele orava pelos seus amigos. Jó estava sendo provado por Deus e foi aprovado, mesmo estando terrivelmente enfermo; enquanto que seus amigos foram reprovados, estando em perfeita saúde. Precisamos refletir se temos amigos verdadeiros, se somos amigos também, se de fato estamos sendo usados por Deus, ou enganados pelo nosso coração. Lembre-se, devemos buscar a Deus sempre, e quando vierem as dificuldades não tenha atitudes que desagradam a Deus e torne o estado do amigo ainda pior.

 

Um abraço fraternal,

Pra Meire Marcilene Oliveira

Pra. Meire (17 Posts)

Pastora auxiliar na Igreja Batista Jesus É A Vida na Ceilândia, convertida desde 1984, foi ordenada em 2007. Mulher de fé e testemunho excelente. Formada em Teologia pelo Instituto Betel Brasileiro em 2001. Está comprometida com a área de ensino da Igreja, principalmente a Escola Bíblia.


Copyright © 2010 Igreja Batista Jesus é a Vida.

Produzido por tendaestudio